Renato R. Cardoso

Renato R. Cardoso

Engenheiro e Escritor
cardosorr@gmail.com

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Estratégia de disseminação do BIM no Brasil

No dia 16 de maio de 2018 o governo federal lançou a estratégia para promover a inovação na Indústria da Construção. Assim, através do Decreto nº 9.377, de 17 de maio de 2018, que tem como objetivo promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no País.
 
O BIM – Building Information Modeling, conhecido no Brasil como Modelagem da Informação da Construção é um processo que proporciona soluções inovadoras para a Indústria da Construção e traz consigo características que contribuem para a aplicação de um planejamento mais assertivo, torna-se possível trabalhar com otimização do tempo, prever falhas em projetos, evitar perdas, ter integração entre as partes envolvidas, utilizar de uma perspectiva foto realística, acompanhar o custo, desenvolver o projeto com sustentabilidade, acompanhar o ciclo de vida do produto. Dessa forma, a contextualização mais ampla de BIM como um processo é totalmente independente de software para a implementação (Laiserin, 2007).
 
Os resultados esperados com a difusão da metodologia BIM por parte do Governo Federal são os seguintes:
 
▪ Garantir um aumento de produtividade à indústria da construção civil; 
▪ Aumentar a qualidade na construção das obras públicas;
▪ Aumentar a precisão no planejamento das obras, conseguindo redigir cronogramas e previsões de despesas mais pontuais e confiáveis;
▪ Contribuir à implementação da sustentabilidade da construção para reduzir resíduos relacionados à demolição de obras civis;
▪ Reduzir o número das variantes de projeto;
▪ Incentivar o nível de qualificação profissional das pessoas envolvidas na atividade;
▪ Reduzir os custos existentes no ciclo de vida dos empreendimentos.
 
 
 

Conheça os artigos desenvolvidos no Linkedin pelo Engenheiro Renato Rezende Cardoso, entenda sobre suas contribuições iniciais, clique abaixo e conheça suas pesquisas no campo da metodologia BIM.

NÍVEIS DE MATURIDADE EM BIM
PARAGIDMA DO BIM NO BRASIL.
PRINCIPAIS FERRAMENTAS EM BIM
APLICAÇÃO DO BIM NA INDÚSTRIA