Renato R. Cardoso

Renato R. Cardoso

Engenheiro e Escritor
cardosorr@gmail.com

Entrevista com Renato Rezende Cardoso, autor do livro Os Aspectos e Impactos da aplicação do BIM na Indústria da Construção Civil

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
WhatsApp Image 2019-04-13 at 16.04.23
Renato Rezende Cardoso, 2019

1 – De onde surgiu a inspiração para escrever um livro?

Esse livro é um trabalho independente e é inspirado no conhecimento que obtive ao longo dos anos nas faculdades de Engenharia de Produção, Engenharia de Segurança, Engenharia Civil e Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental.

O objetivo é contribuir para o conhecimento técnico de profissionais das áreas de Engenharia, Arquitetura, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação, podendo ser utilizado como referência profissional no mercado de trabalho e referência acadêmica no Brasil e no Mundo.

2 – Qual o nome do livro? Onde comprar?

O livro se chama: Os Aspectos e Impactos da Aplicação do BIM na Indústria da Construção Civil e foi lançado pela editora Simplissimo, já está disponível nas principais livrarias digitais do Brasil, Amazon, Google Play, ITunes, Kobo e a própria editora.

3 – Dê um spoiler para os Integrantes.

Esse livro apresenta detalhes da metodologia BIM, Modelagem da Informação da Construção, um processo inovador que proporciona soluções para a Indústria e outros seguimentos, traz consigo características que contribuem para a aplicação de um planejamento mais assertivo dentro de um projeto. Contudo, torna-se possível trabalhar com otimização do tempo, identificar possíveis interferências, prevenir acidentes, evitar perdas, ter integração avançada entre profissionais, explorar uma perspectiva foto realística, acompanhar o custo, atuar com sustentabilidade, estudar o ciclo de vida do produto, melhorar a qualidade, eliminar possíveis erros cometidos e entender os aspectos e impactos significativos para sua utilização.

4 – Quais dicas dão para quem tem o desejo de escrever um livro?

É muito importante realizar um planejamento adequado, considerando as fases de pesquisa, busca de referências bibliográficas, estudos de caso, entrevistas com profissionais do seguimento, realização de benchmarking e acima de tudo, ter foco, determinação para conclusão. Não esquecendo da fase de investimento em editoração, capa, registro, publicação, marketing e outros.

 5 – Quanto tempo você precisou para finalizar sua obra?

O planejamento e estudo do trabalho acadêmico foi realizado no período aproximado de 1 ano, passando por algumas revisões e ajustes, sendo enviado para a editora em dezembro de 2018, aprovado e publicado em janeiro de 2019.

6 – Deixe uma mensagem para os Integrantes.

A vida é como um livro, nela você tem todos os dias a possibilidade de escrever a sua própria história, por isso, contribua e agradeça, acredite em você e em seus sonhos, siga em frente.